"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me." Mt 16:24
Bem, quando Jesus disse essa ordenança, não era somente aos discípulos, mas à Ele mesmo. Afinal, Cristo é o maior exemplo de renínucia, entrega e sacrifício que nós possamos ter. Ele sabia que ia morrer, o quanto iria sofrer, mas não desistiu de sua missão maior: salvar a humanidade. Ele poderia muito bem ter desistido e voltado atrás, seu reino continuava intacto para Ele. Ainda bem que isso não aconteceu, né? Porque muita gente acha que Jesus tinha a obrigação de morrer por nós, mas não. Foi uma escolha. Uma linda escolha.
Enfim, tomando esse versículo para nós, na primeira parte podemos observar o trecho 'renuncie-se a si mesmo'. Re-nun-ci-ar. Falando parece ser fácil esse verbo de 9 letras e 4 sílabas. Mas é vivendo que a gente vê o quanto é difícil. Negar os seus sonhos, desejos, planos, príncipios, valores, família, amigos, sentimentos, você mesmo. Mas depois que você entrega a sua vida pra Deus não tem jeito. Você tem que negar. Você precisa negar. É um sacrifício que vale a pena, e você sabe disso. Mas na maioria das vezes não negamos. Preferimos fazer as nossas vontades, realizar os nossos sonhos e não os buscamos no Senhor.
Já a segunda parte fala 'tome sobre si a sua cruz'. Na verdade, essa é a pior parte. Depois de entregar tudo nas mãos de Deus, vem a cruz. E essa cruz é pesada. Tão pesada que você precisa da ajuda de alguém. E só Deus pode te ajudar. E aqui que você começa a sentir a dor da renúncia. Quando você começa a lutar contra os seus desejos carnais e muitas vezes você cai. Mas o Senhor está sempre lá para estender as mãos e te levantar.
A última é a de todas mais importante. 'Siga-me' é o chamado, a ordenança, o mandamento. Você só pode seguir depois de renunciar a sua carne e levar a sua cruz. Você só pode seguir a Cristo se tivar vazio de si e disposto a se encher dEle. Só pode segui-lo se estivar disposto a cumprir a vontade dEle. E nada mais. Então entregue seu coração, corpo e alma ao único Criador e disfrute de Sua bondade e fidelidade. Afinal, só Ele foi capaz de morrer por você. Somente ELE. :)
Texto: André de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário