sexta-feira, 11 de junho de 2010

O tempo de Cultivar

"Quem trabalha em sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo" Pv. 12: 11

Você sabe o que é culltivar? Caso você não saiba, segundo o dicionário Aurélio, temos o seguinte significado:Trabalhar a terra para torná-la fértil: cultivar um campo. Fig. Dedicar-se, interessar-se.
Tenho pensado muito nisso durante esses dias.
Tudo o que fazemos em nossas vidas é dividido em etapas.
Antes de esclarecer esse fato quero te fazer outra pergunta: você já plantou algum vegetal? Eu, há algum tempo, tive a oportunidade, através de uma viagem que fiz a uma cidadezinha no interior do nordeste, de plantar feijão. Lembro-me que naquele dia eu me senti A agricultora! Mas isso aconteceu só em um primeiro momento. 10 min e 15 sementes depois eu já queria desistir. No começo eu cavava os buraquinhos onde as sementes seriam colocadas com bastante cuidado, depositava-as ali e cobria com terra o local. Mas depois de um tempo, eu comecei a achar chato o processo. Comecei a fazer de qualquer jeito até que resolvi parar. Eu me lembro que as pessoas que moravam naquela chácara tinham o orgulho de falar que tudo o que eles comiam era produzido por eles mesmos, tudo vinha do suor de seus trabalhos. E que trabalho! Eles acordavam todos os dias às 4h da manhã para fazer a manutenção necessária de toda a área. Eles são, realmente, pessoas que sabem cultivar, esperar, e usufruir de todo trabalho feito. Você pode se considerar assim também?
Tudo o que fazemos em nossas vidas é semelhante a uma plantação, pois semeamos algo (sonhos, desejos, planos, propósitos) e depois, se o processo de semear for concretizado corretamente, colhemos aquilo que plantamos. O ponto é: "se o processo de semear for concretizado corretamente." O processo de cultivar não é o mais legal nem o mais atraente. Requer esforço, requer estudo da situação, requer uma busca de soluções de problemas, requer força de vontade, etc.. É no processo de cultivo que aparecem os problemas, a vontade de desistência, a preguiça. É no processo de cultivo que você precisa renunciar. Até aqui, já dá para ver que essa não é a melhor fase da vida. O problema é que para vivermos a melhor fase temos que constantemente estar cultivando algo. Esse processo não tem fim. Quando você acaba um, aparece outro logo em seguida, pois estamos sempre sonhando. O que quero deixar claro aqui é que a qualidade do que se colherá depende necessariamente da dedicação que é atribuída ao processo do cultivo.
Colocando, como exemplo, algo que tenho vivido: estudar para o vestibular. EU posso dizer, com certeza, que essa definitivamente não é a parte do processo de conquista de meus sonhos mais divertida. Tem tanta coisa que não gosto de estudar nem um pouco e que sei que não usarei no futuro, mas que nesse momento é intensamente necessária. E a vontade que dá de desistir às vezes! Meu Deus! E a preguiça, e as renúncias. A questão é: se eu não der o meu melhor nessa fase, não poderei colher o melhor no futuro. Poderei até alcançar aquilo que buscava, mas não da forma como planejei. Não com a mesma qualidade. E é esse pensamento, essa análise que pode nos fazer mudar. Que pode nos fazer crescer.
Tudo o que sonhamos para o futuro terá a qualidade que depositarmos hoje no seu cultivo. Independentemente da área da vida que estiver relacionada, profissional, sentimental, financeira, espiritual. Tudo depende de nossa dedicação,de nossas superações hoje.
Construir um barraquinho é mais fácil,mais rápido, mais prático e mais barato que construir um castelo. A questão é: aonde você quer morar? Procure construir castelos em todas as áreas de sua vida. Lembre-se de que o amanhã depende intensamente do hoje.

"O coração ancioso deprime o homem." Pv 12:25

"Preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos." Pv 13:4

"Há tempo para tudo debaixo do céu... tempo de plantar e tempo de colher o que plantou."
Eclesiastes 3

O processo da espera é necessário para que haja a valorização do que é conquistado.

                                                                                          
Dayane Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...